Jogo da Análise Numérica
Para uma aprendizagem significativa não basta apenas saber contar, identificar e/ou reconhecer os números. É preciso refletir e analisar, interpretando assim o que está sendo apresentado. No processo de análise numérica das faces dos dados, os alunos têm a oportunidade de aplicarem os conceitos trabalhados em sala de aula de uma forma concreta.
O jogo original é composto de dois dados e 20 cartas com afirmações numéricas. Como todo jogo, existem variações que podem ser feitas. Tudo depende do ano em que a turma está, portanto se o professor quer avaliar a compreensão do conceito de centena, poderá inserir um terceiro dado ao jogo.
Uma das formas de jogar é pedir para a criança jogar os dados e escolher a combinação numérica que desejar (ex: se as faces dos dados mostram 4 e 7, o aluno escolhe se quer analisar o número 47 ou 74). Em seguida pega uma carta, lê a afirmação e analisa se ela é verdadeira ou falsa.
Pode-se também inverter o processo, lê-se a carta primeiro e a partir da informação, demonstra-se com os dados um número que esteja de acordo.
O importante é que o professor pense em uma forma de registo das análises feitas.
Sugestões para as afirmações das cartas:
É
UM NÚMERO PAR
|
É
UM NÚMERO ÍMPAR
|
OS
DOIS ALGARISMOS SÃO PARES
|
ESTÁ
ENTRE 15 E 47
|
TEM
DOIS ALGARISMOS IGUAIS
|
A
SOMA DOS ALGARISMOS É PAR
|
ESTÁ
ENTRE O 50 E 100
|
OS
DOIS ALGARISMOS SÃO ÍMPARES
|
SEUS
ALGARISMOS SÃO MENORES QUE 6
|
A
SOMA DOS ALGARISMOS É ÍMPAR
|
É
MENOR QUE 60
|
É
MAIOR QUE 70
|
É
FORMADO POR DOIS ALGARISMOS DIFERENTES
|
A
SUBTRAÇÃO DOS ALGARISMOS É PAR
|
ESTÁ
ENTRE 20 E 40
|
É
MAIOR QUE 0 (ZERO)
|
SEUS
ALGARISMOS SÃO MAIORES QUE 5
|
A
SUBTRAÇÃO DOS ALGARISMOS É ÍMPAR
|
É
MENOR QUE 100
|
É
MENOR QUE 50
|
Comentários
Postar um comentário