Jogo da Análise Numérica



Para uma aprendizagem significativa não basta apenas saber contar, identificar e/ou reconhecer os números. É preciso refletir e analisar, interpretando assim o que está sendo apresentado.  No processo de análise numérica das faces dos dados, os alunos têm a oportunidade de aplicarem os conceitos trabalhados em sala de aula de uma forma concreta. 
O jogo original é composto de dois dados e 20 cartas com afirmações numéricas. Como todo jogo, existem variações que podem ser feitas. Tudo depende do ano em que a turma está, portanto se o professor quer avaliar a compreensão do conceito de centena, poderá inserir um terceiro dado ao jogo.
Uma das formas de jogar é pedir para a criança jogar os dados e escolher a combinação numérica que desejar (ex: se as faces dos dados mostram  4 e 7, o aluno escolhe se quer analisar o número 47 ou 74). Em seguida pega uma carta, lê a afirmação e analisa se ela é verdadeira ou falsa.
Pode-se também inverter o processo, lê-se a carta primeiro e a partir da informação, demonstra-se com os dados um número que esteja de acordo.
O importante é que o professor pense em uma forma de registo das análises feitas.


Sugestões para as afirmações das cartas:


É UM NÚMERO PAR
É UM NÚMERO ÍMPAR
OS DOIS ALGARISMOS SÃO PARES
ESTÁ ENTRE 15 E 47
TEM DOIS ALGARISMOS IGUAIS
A SOMA DOS ALGARISMOS É PAR
ESTÁ ENTRE O 50 E 100
OS DOIS ALGARISMOS SÃO ÍMPARES
SEUS ALGARISMOS SÃO MENORES QUE 6
A SOMA DOS ALGARISMOS É ÍMPAR
É MENOR QUE 60
É MAIOR QUE 70
É FORMADO POR DOIS ALGARISMOS DIFERENTES
A SUBTRAÇÃO DOS ALGARISMOS É PAR
ESTÁ ENTRE 20 E 40
É MAIOR QUE 0 (ZERO)
SEUS ALGARISMOS SÃO MAIORES QUE 5
A SUBTRAÇÃO DOS ALGARISMOS É ÍMPAR
É MENOR QUE 100
É MENOR QUE 50



Comentários

Postagens mais visitadas