A classificação da multiplicação e da divisão
A classificação da multiplicação e da divisão
Assim como no campo aditivo, os problemas do campo multiplicativo foram divididos em categorias pelo psicólogo francês Gérard Vergnaud. Com essa organização, é possível trabalhar os conceitos de multiplicação e divisão já nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
| EXEMPLO | OBSERVAÇÃO | VARIAÇÕES | 
| Proporcionalidade | ||
| Na festa de aniversário de Carolina, cada criança levou 2 refrigerantes. Ao todo, 8 crianças compareceram à festa. Quantos refrigerantes havia? |  |  Oito crianças levaram 16refrigerantes ao aniversário de Carolina. Se todas as crianças levaram a mesma quantidade de bebida, quantas garrafas levou cada uma?  Numa festa foram levados 16refrigerantes pelas crianças e cada uma delas levou 2 garrafas. Quantas crianças havia?  Quatro crianças levaram 8refrigerantes à festa. Supondo que todas levaram o mesmo número de garrafas, quantos refrigerantes haveria se 8 crianças fossem à festa? | 
| Marta tem 4 selos. João tem 3 vezes mais do que ela. Quantos selos tem João? |  |  João tem 12 selos e Marta tem a terça parte da quantidade do amigo. Quantos selos tem Marta? | 
| Organização Retangular | ||
| Um salão tem 5 fileiras com 4cadeiras em cada uma. Quantas cadeiras há nesse salão? |  |  Um salão tem 20 cadeiras, com 4 delas em cada fileira. Quantas fileiras há no total?  Um salão tem 20 cadeiras distribuídas em colunas e fileiras. Como elas podem ser organizadas? | 
| Combinatória | ||
| Uma menina tem 2 saias e 3 blusas de cores diferentes. De quantas maneiras ela pode se arrumar combinando as saias e as blusas? |  |  Uma menina pode combinar suas saias e blusas de 6 maneiras diferentes. Sabendo que ela tem apenas 2 saias, quantas blusas ela tem?  Uma menina pode combinar suas saias e blusas de 6 maneiras diferentes. Sabendo que ela tem apenas 3 blusas, quantas saias ela tem? | 
| Consultoria Célia Maria Ccarolino Pires, coordenadora da Pós-graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Priscila Mmonteiro, formadora do programa Matemática É D+ Ilustrações: Carlo Giovani | ||
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